bem-estar PUC CULT em dia com RH aniversários gerais gente nova cadê você? Portal PUC Minas por dentro da PUC lado B

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes: a importância da segurança e da saúde

Cada unidade da Sociedade Mineira de Cultura possui a sua Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). As comissões são compostas por membros eleitos e indicados pelo empregador todos os anos. Os trabalhos das comissões iniciam-se sempre após as reuniões de posse e os treinamentos ministrados pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt).

Élida Jussara da Costa, engenheira de segurança do trabalho da Sociedade Mineira de Cultura, e a equipe de técnicos de segurança do trabalho, assessoram e acompanham o trabalho dos cipistas durante toda a gestão. A engenheira explica que a Cipa participa em conjunto com o Sesmt de campanhas de saúde e segurança, da análise de acidentes ocorridos, realiza inspeções e relatórios. Uma das iniciativas mais importantes da Cipa é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) que acontece em toda gestão. A Sipat é organizada com o objetivo de levar aos empregados temas voltados para a qualidade de vida, saúde e segurança.

As eleições da Cipa no campus Coração Eucarístico e na PUC Minas Virtual acontecem em conjunto e as últimas foram realizadas em junho de 2010. No campus Poços de Caldas, as eleições aconteceram em agosto de 2010. Nos campi do Serro e Arcos e nas unidades de Contagem, Betim, São Gabriel e Barreiro, as eleições aconteceram em novembro de 2010. O campus de Guanhães, o Edificio Dom Cabral (Praça da Liberdade), o prédio da Sociedade Mineira de Cultura e a Fazenda Experimental não têm obrigatoriedade de possuir a Cipa, mas possuem membros indicados pelo empregador e passaram também pelo treinamento do Sesmt.

“Conscientizar os funcionários sobre a importância de realizar o trabalho com segurança e cuidado com a saúde. Cada cipista é um multiplicador de segurança nos seus próprios setores como em todo o âmbito da instituição”, lembra a engenheira Élida. Após o treinamento ministrado pelo Sesmt, o empregado adquire conhecimentos e passa a ter um olhar direcionado para as situações inseguras e de riscos no trabalho. “É o que alguns membros comentam: uma vez cipista, para sempre cipista!”, conclui Elida.


Membros da Cipa durante reunião, iniciando os trabalhos da gestão

:: Veja mais notícias no "Gerais" ::    :: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos